O impacto positivo do Wi-Fi nos restaurantes

Em 2015, a NCR Restaurant Technology Pulse realizou uma pesquisa que revelou que a tecnologia Wi-Fi é fundamental para 74% dos restaurantes.

NCR, uma empresa de avaliação de transações do consumidor com sede na Geórgia, EUA, realizou uma pesquisa com mais de 150 proprietários de restaurantes e gerentes para estimar como a tecnologia influenciou o crescimento das receitas do restaurante. A pesquisa constatou que 74% dos restaurantes com Wi-Fi é uma das tecnologias fundamentais para usar e para 67% de outras tecnologias exerceram grande influência sobre o aumento das receitas dos restaurantes.

Como o mercado do serviço de refeições é um ambiente num ritmo acelerado, enfrentando um conglomerado de desafios de negócios numa base diária, os restaurantes já contam com várias tecnologias para executar as suas atividades diárias. Chris Poelma, presidente e gerente da NCR Pequenas Empresas, força os restaurantes para adotar “soluções tecnológicas completas para simplificar os seus negócios e ajudar a melhorar a eficiência e aumentar a receita.” Isto é, quando a tecnologia (a tecnologia Wi-Fi, em particular) aparece na pesquisa mencionada, classificada de entre tecnologias com 4 categorias e com base em percentagens (como mostrado na imagem seguinte), as tecnologias preferidas actualmente utilizadas pelos restaurantes são caixas registadoras e leitores de cartão de crédito. Com uma quota de 68%. o Wi-Fi ficou em segundo lugar com uma quota de 50%, seguido de software de gestão de inventário com 33%, representando software com os serviços de 31%, voz e banda larga com 22% e os aplicativos móveis são o último da fila, com uma quota de 15%.

grafico restaurante

Quando perguntado sobre a diferença na demanda por tecnologia de ano para ano, 58% dos entrevistados responderam que experimentaram o mesmo efeito da tecnologia em suas atividades diárias no trabalho, 35% disseram que eram mais dependentes de ferramentas de tecnologia em comparação ao ano passado, 4% declararam que a tecnologia teve menos impacto sobre seus negócios em comparação ao ano passado, enquanto 3% não tinham certeza sobre a resposta (como visto no gráfico abaixo).

grafico ano a ano

Embora o uso da tecnologia tenha aumentado, donos de restaurantes e gerentes ainda tem muitos desafios a serem superados. Os principais problemas de acordo com os entrevistados sobre o uso de soluções de tecnologia são os custos de manutenção ou a atualização de tecnologias, e a falta de funcionários que têm fortes habilidades de TI, ferramentas de gestão e Wi-Fi.

Hoje em dia, esses problemas podem ser facilmente abordado utilizando tecnologias inovadoras baseadas na nuvem (também chamados de SaaS – Software as a Service), que entregam aplicações web com uma fórmula escalável, como o WiFácil. Além disso, baseado na nuvem, tecnologias de SaaS não exigem a instalação de hardware, uma vez que é acessível através da Internet, e é entregue e gerido remotamente.

O Wi-Fi é muito importante nos estabelecimentos de restauração, ao utilizar a nossa tecnologia, não terá preocupação em gerir a sua rede e em atualiza-la. Terá também a vantagem de conhecer os seus clientes e criar uma relação de proximidade recorrendo a campanhas e promoções que irão agradar aos seus clientes, sabendo que muito em breve voltarão ao seu espaço!