WiFi4EU | Wi-fi gratuito para todos na Europa

Com a iniciativa WiFi4EU, a Comissão Europeia pretende promover a conectividade sem fios (Wi-Fi) gratuita nos espaços públicos, por exemplo, nos parques, praças, edifícios públicos, bibliotecas, centros de saúde ou museus, em todo o território europeu.

A iniciativa WiFi4EU dispõe de um orçamento inicial de 120 milhões de euros para o período de 2017 a 2019, destinado a apoiar a instalação de equipamento Wi-Fi de ponta nos centros da vida pública.

Quem beneficiará?

Todos na Europa

A implantação da iniciativa WiFi4EU será feita de forma geograficamente equilibrada, de modo a que as ligações de alta velocidade possam beneficiar tanto os residentes como os visitantes de milhares de comunidades locais em toda a UE.

  • Pelo menos 6000 a 8000 comunidades locais
  • Até 40 a 50 milhões de ligações por dia

Entidades com uma missão de serviço público

A iniciativa WiFi4EU estará aberta às entidades com uma missão de serviço público, nomeadamente autarquias, bibliotecas, centros de saúde, etc., e financiará o equipamento e as despesas de instalação do mesmo (pontos de acesso à Internet). Por sua vez, as entidades locais terão a seu cargo os custos da ligação (assinatura de acesso à Internet) e serão responsáveis pela manutenção do equipamento.

As entidades locais serão incentivadas a desenvolver e promover os seus próprios serviços digitais, em domínios como a administração pública em linha, a saúde em linha e o turismo eletrónico.

 

Como candidatar-se ao apoio da WiFi4EU?

A iniciativa WiFi4EU será implantada de forma simples e não burocrática, nomeadamente através de candidaturas em linha, pagamentos por vale e requisitos de controlo simplificados.

Assim que a iniciativa Wifi4EU receber a aprovação do Parlamento Europeu e do Conselho de Ministros (prevista para 2017), será lançado o primeiro convite à apresentação de projetos. Os projetos devem propor o equipamento de espaços em que ainda não exista uma oferta de Wi-Fi pública cbd products privada com características semelhantes e serão selecionados com base no princípio «primeiro a chegar, primeiro a ser servido».

 

Fonte: Comissão Europeia

 

Em que medida o Wifácil é útil para WiFi4EU?

O Wifácil não só oferece wi-fi mas também recolhe dados importantes sobre os visitantes de forma a conhecer quem visita. É extremamente importante principalmente para agentes turísticos e municipais perceber quem são os seus visitantes. Com o wifácil conseguimos recolher as informações mais importantes como nomes, emails, idade, género, localidade e frequência. Temos soluções para pequenas e grandes instalações. Fale connosco e conheça o real benefício de usar wifácil no seu município, freguesia, hospital. Entre em contacto aqui.